Segui com os estudos recebendo grandes lições de “minhas mães de turmas” (dirigentes), a primeira, me ensinaram a doçura e a segunda, muita disciplina. Dois aspectos dos quais eu me identifiquei muito. E no âmbito do curso básico, recebi a orientação dada pelos mentores do dirigente: “Tens em suas mãos filho, muito material para o trabalho. Este instrumental deve ser colocado à disposição de Jesus. Somente assim, poderás multiplicá-lo e alcançarás o progresso que deseja! Que Deus te abençoe!”
Meu primeiro trabalho como servidor foi em desobsessão, permaneceu apenas por três meses, recebeu então a orientação que minha
mediunidade era para um outro tipo de trabalho. Fiquei afastado dos trabalhos médicos por um ano, apenas continuando com os cursos. Então fui convidado para conhecer o Grupo Espírita Irmã Clara. Gostei muito e comecei a trabalhar no Socorro Mediúnico durante 03 meses.
Tentei novamente como servidor no Grupo Assistencial e Filantrópico Joanna de Ângelis, na sala de tratamento para saúde, durante alguns meses. Neste período, concluí o grau de Discípulo de Jesus, recebendo uma mensagem de mentor: “Irmão, a divina melodia deve ser tocada por mãos hábeis. O treinamento constante faz o bom “tocador”. Assim também acontece nas coisas espirituais. para que se tenha todo o equilíbrio necessário, é preciso que você se mantenha em constante vigilância. O trabalho é grande, a necessidade de bons trabalhadores, também é grande! Irmão, trabalhe em nome de Jesus, aperfeiçoando-se a cada dia. Que o Mestre o abençoe.“
Novamente eu estava sem ter como exercer minhas faculdades médicas. Desde então, comecei a conhecer uma Equipe de Mentores Médicos que se aproximava cada vez mais de mim. Eles me intuíam em algumas questões, algumas vezes eu apenas sabia que eles estavam me observando e irradiando muita energia. Eu me senti muito confortável com a presença deles. Era raro o dia em que eu não os percebia perto de mim.
Um dia com o auxílio da minha prima Silvia Maria Martins Salgado, através de sua mentora Mãe Guilhermina, obteve a confirmação da presença desta equipe médica ao meu lado, pois esta mentora me disse tudo exatamente como eu havia visto e sentido em relação a eles. Fiquei emocionado e agora se fortalece a sensação de que era este o caminho. Meu coração vibrava, senti então um preenchimento inexplicável.
Pedi mentalmente para que Deus me permitisse receber um sinal, em que eu pudesse entender que eles estariam me solicitando, pois eu estaria disposto a aceitar a direção da Espiritualidade. Resolvi esperar por um contato mais direto e ocorreu. Numa manhã eu estava com uma outra prima, Vera Lúcia Martins Salgado. Ela viu a presença dos médicos ao meu lado. Eles disseram para ela ir procurar um médico da matéria, sem que ela formulasse uma pergunta. Assim ela o fez, e através de uma ultrassonografia fora detectado um problema gravíssimo de CA de fígado. Desesperada ela voltou a me procurar, com o resultado dos exames em mãos.
Senti o envolvimento de um dos médicos que me visitaram.
A partir daí comecei a fazer um tratamento espiritual em minha prima através deles. Foram 03 atendimentos, então ouvi o nome do Dr. Hans e vi seu assistente uma médica oriental. Porém no último dia, quem foi apresentado foi o Dr. Bezerra de Menezes, dizendo que ela era curada. Vera então procurou seu médico e pediu um novo ultrassom, e realmente constatou que não havia mais o problema. Estava curada!
O meu envolvimento com os médicos espirituais tornou-se então mais sólido. Fui procurado para socorrer algumas pessoas em suas residências e algumas vezes em hospitais. Decidi fundar o primeiro local para atendimento espiritual, junto com Vera e mais dois amigos.
No dia 28 de julho de 1995, iniciamos nossos trabalhos para atendimento aos necessitados, na Rua Tapajós, 797, Bairro Barcelona em São Caetano Sul, mesma data em que se comemora o aniversário da cidade. Nesta época eu tinha acabado de completar 32 anos.
Trabalhamos por volta de seis meses e como o número de pessoas começou a aumentar muito, decidimos procurar outro local. Mudamos para um salão maior, na rua Tenente Antônio João, 70 em São Caetano do Sul. No entanto, precisávamos definir qual seria o nome de nossa instituição e certa noite, tivemos uma revelação em sonho e despertei com a frase: “Seara das Fraternidades“, que para mim significou a união de todas as Entidades Espirituais.
Em 2003, após anos de trabalho, recebemos oficialmente a documentação de compra do terreno onde construímos as instalações do Grupo Espírita Seara das Fraternidades.
Neste ano de 2025, firmamos a compra de um novo terreno e iniciamos a ampliação de nossa casa, que trará mais espaço para os tratamentos e salas de aulas para os estudos da doutrina.
Sinto-me muito feliz, pois sei que este presente também é muito importante para todos.
Então, só posso agradecer a Deus por tudo isso, e a todos aqueles que de alguma forma desenvolveram para que possamos avançar no nosso propósito Espiritual.
Edson Lorenzini
03/06/2025