ESPIRITISMO

O Espiritismo é uma doutrina codificada pelo pedagogo francês Allan Kardec, pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail (Lyon, 3 de outubro de 1804 – Paris, 31 de março de 1869), com a obra O Livro dos Espíritos. Segundo o Allan Kardec “O Espiritismo é, ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam essas mesmas relações” (Preâmbulo de O Livro dos Espíritos).

Em outro momento Allan Kardec nos esclarece que “[…] no sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião, e nós nos vangloriamos por isso, porque é a Doutrina que funda os vínculos da fraternidade e da comunhão de pensamentos, não sobre uma simples convenção, mas sobre bases mais sólidas: as próprias leis da Natureza” (O Espiritismo é uma religião?, Revista Espírita – Dezembro de 1868).

Segundo a questão 625 de O Livro dos Espíritos, Jesus é considerado o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de Guia e Modelo.
Allan_Kardec_portrait001-242x300
No livro O Espiritismo em sua expressão mais simples, Allan Kardec nos esclarece que “o objetivo essencial do Espiritismo é melhorar os homens, no que concerne ao seu progresso moral e intelectual”, e completa dizendo “o verdadeiro espírita não é o que crê nas comunicações, mas o que procura aproveitar os ensinamentos dos Espíritos. De nada adianta crer, se sua crença não o faz dar sequer um passo na senda do progresso, e não o torna melhor para o próximo”. De maneira que o Espiritismo não tem como objetivo substituir a medicina, a psicologia ou psiquiatria, pois cada uma destas ciências tem seu campo específico de conhecimento que deve ser respeitado, portanto as orientações destes profissionais devem ser rigorosamente seguidas.